O Atelier:

Painel Cerâmico de identificação

 

O Atelier Odilon Cavalcanti é o espaço sagrado no qual o artista desenvolve a obra.

 

Esta página, além de algumas informações básicas,  foi feita para estreitar contato direto com o público e admiradores da obra de Odilon Cavalcanti, portanto, é aqui  que o artista se sente mais à vontade para receber visitas interessadas em seu trabalho, em seu convívio e seu mundo.

Nesta visita ao Atelier talvez possa vir a saber histórias dele e de seus colegas artistas, histórias provenientes de diversas regiões e países por onde o artista morou ou passou se encontrar um Odilon Cavalcanti mais falante. Coisa rara,

Histórias de vida que Odilon Cavalcanti toma como lições, procurando aprender com o que não domina. Olhos abertos ao mundo, olhar mais autocrítico do que olhar crítico, por acreditar que conhecer-se é a ferramenta ideal para trazer ao mundo o que lá não está. Dar vida à matéria inanimada. É conhecendo-se que se dá a conhecer. É se dando a conhecer que conhece o mundo, é conhecendo o mundo que se percebe no outro, o que o leva novamente para o conhecimento próprio;

Neste fogo de roda, nessa rota que Odilon aquece  o forno da obra, o seu athanor, seu vaso sagrado. Não é à toa que seu atelier tem, como acesso, uma cozinha onde prepara seus materiais , sua química, seus pigmentos, onde prepara  a trama do suporte da nova vida que será criada sobre ele.

É por essa “cozinha”,  que o visitante tem acesso ao restante do espaço do atelier que Francisco Brenand  anteviu e descreve imaginária e magistralmente em seu texto crítico que consta do catálogo da exposição individual “O Tempo” no Ibeu – Copacabana em 1989.

 

Para conhecer um pouco mais como o ambiente  participa da obra de Odilon, em breve renovaremos um link para vídeo do Atelier Odilon Cavalcanti  que lhe deseja uma boa e inspiradora visita.