Cidadania:

Acima: “O pescador e o mar,  aprendendo a pescar.
Acrílica e fragmentos de tinta sobre papel.
52x72cm -Da 1a exposição ASA na Funarte e do livro
O Papel de cada Um da Editora Escrituras, do qual é  organizador e autor.

Cidadania é o exercício de descobrir o outro.

cidadania - bandeira
Obra coletiva realizada pelos jovens participantes do Projeto ASA em 2004.              Acrílica sobre pratos de papel.                                Exposição Inst. Brasil/EEUU.

Cidadania é uma visão de arte que, para Odilon Cavalcanti, se completa na sua percepção de que é no outro que sua obra faz sentido. Desde seus primeiros anos de atividade profissional Odilon criou e coordenou, vários Projetos de participação cidadã.

Ainda muito jovem coordenou, juntamente com Eloy Simões e uma equipe de então jovens artistas visuais, como Tuneu, Sara Carone, Luiz Gonzaga Rocha Leite e Cláudio Tozzi, entre outros, além de vários músicos e compositores, como Fagner, Belchior, realizou uma intervenção na Cidade de Cachoeira Paulista, que abriu suas portas na época (1970/71) para vários eventos de cidadania, que incluíram palestras, saraus musicais poéticos, Workshops de Arte  no Museu da Cidade e, na principal praça d cidade, eventos criativos com crianças e jovens.

Anos mais tarde, então em Fortaleza, apoiou sua mulher, Malouh Gualberto, em seu exitoso trabalho com crianças com o apoio do BnB: a Escolinha da Vida.

Projeto Asa

Foi já na virada do século,  Odilon realizou seus principais Projetos Sociais com centralidade em arte.

O Projeto Asa, que abriu as portas das linguagens visuais para milhares de jovens provenientes do Ensino Público.

o Projeto Beleza Pura, novamente em parceria com Malouh Gualberto, em Gurupá- PA, na foz do rio Amazonas, que, apesar de não ter sido implementado, é  considerado pelo artista, como a maior contribuição à construção da sua noção da cidadania que queremos. Por seu potencial de autodeterminação de populações esquecidas dos sertões brasileiros.

Projetos Mais Recentes

Não devemos esquecer iniciativas sem lastro institucional de empresas, apenas com apoio direto de Escolas e doadores espontâneos, como o Projeto “Terra da Paz” e os Projetos “Artes do Curupira” e “PAZ”, todos tendo parceria de Malouh Gualberto e Ecofotografias.

Este espaço é o passo inicial para resgate da memória deste exercício de cidadania, ainda viva, dessas ações, na esperança de que possa ser estímulo e oportunidade de início de novas ações de cidadania e responsabilidade social.

Conheça aqui e agora um pouco mais sobre o Projeto Asa:

VOLTA